segunda-feira, 7 de novembro de 2016

12 RAZÕES PARA VOCÊ SER PRESBITERIANO



Em primeiro lugar, preciso dizer que as razões que apresento, são doutrinas e práticas oficiais que devem ser vistas nas igrejas locais da IPB. Pode ser que as que você conhece não possuam tal identidade nítida, mas deve ser lembrado que o padrão aqui apresentado é o que consta nas doutrinas, constituição e concílios da IPB. Algumas igrejas estão mais alinhadas com esses postulados. Em segundo lugar, esse convite é a você que tem interesse em congregar em alguma igreja cristã e por hora está ainda indeciso. Por último, creio que a IPB faz parte da igreja visível, somos inclusivos e não exclusivistas, no que diz respeito às denominações cristãs. Cremos que o Presbiterianismo está apto para representar uma doutrina bíblica mais pura do que as demais igrejas cristãs.

Razões

1º Razão: convidamos você a se tornar presbiteriano, por causa da ortodoxia cristã presente nas doutrinas da IPB. As doutrinas dos credos cristãos a respeito da Trindade, são mantidos nas doutrinas presbiterianas na sua mais pura representação. Credo Apostólico, Credos Niceno e Niceno-Contantinopolitano, Credo Atanasiano e de Calcedônia, são prezados e o confessamos como representação de nossas crenças. Estamos ligados aos cristãos primitivos, herdeiros das doutrinas apostólicas. 

2º Razão: convidamos você a se tornar presbiteriano, por causa da ortodoxia protestante presente nas doutrinas da IPB. Os cinco Solas (somente a Escritura, somente a Fé, somente Cristo, somente a Graça e a gloria somente a Deus) estão em sua mais plena madureza no contexto presbiteriano. Nenhuma igreja tem mais estima pelos postulados protestantes que a IPB. Na verdade, a fé presbiteriana vai até as ultimas ‘consequências’ ao manter essas doutrinas, sobretudo, a suficiência das Escrituras – por isso não cremos em novas revelações. A pregação da Palavra é a parte mais importante de nosso culto prestado a Deus. Nossas doutrinas a respeito da Fé, da Graça e da Glória de Deus, estão em seu sentido mais bíblico. 

3º Razão: convidamos você a se tornar presbiteriano, por causa da originalidade de nossa herança doutrinária e identidade. A IPB não é produto de divisão de outras igrejas cristãs, não dividimos o corpo visível do povo de Deus. Somos filhos diretos do movimento da Reforma Protestante, que a principio foi rejeitado por Roma, e com o tempo, e por sua vez, negou a legitimidade do Papado de Roma. Adotamos como representação oficial de nossas crenças o mais maduro e pleno produto protestante – A Confissão de Fé de Westminster e seus catecismos.

4º Razão: convidados você a se tornar presbiteriano, por causa da centralidade de Cristo em nossas doutrinas. A Confissão de Fé de Westminster possui exposição doutrinária de vários assuntos da Teologia. De casamento à censuras eclesiásticas. Em seus 33 capítulos, 11 capítulos estão relacionados diretamente com a pessoa e obra de Cristo Jesus, realizada nos crentes pelo Espírito Santo, pela glória de Deus Pai. Mais 5 capítulos indiretos. Os capítulos diretos são do 8º ao 18º, e os indiretos são os capítulos 7, 25, 27-29. 

5º Razão: convidamos você a se tornar presbiteriano, por causa da teologia bíblica presente em nossas doutrinas. Por mais dogmático que pareça ser ter uma Confissão de Fé, ou um manual de doutrinas, a Teologia presbiteriana nasceu em primeiro lugar de uma teologia exegética, bíblica, não desconsiderando as doutrinas cristãs, examinando-as sempre à luz das Escrituras. Um dos maiores pensadores da teologia reformada, João Calvino, era um exegeta. Os teólogos de Westminster tinham domínio e noção daquilo que chamamos hoje de exegese bíblica. Somente O Catecismo Maior de Westminster possui 2884 versículos bíblicos citados em apenas 196 perguntas. E essa tradição exegética pode ser vista no Brasil.

6º Razão: convidamos você a se tornar presbiteriano, por causa do alto grau de santidade presente em nossas doutrinas. Apesar da doutrina da segurança eterna gerar maus entendidos nos críticos, dizendo que isso pode gerar um descuido moral e/ou vigilante, a verdade é totalmente o oposto. Os puritanos revelaram uma vida santa de sublime obediência. As perguntas e respostas de 98 a 152, do Catecismo Maior de Westminster, ao explicar os Dez Mandamentos, trazem doutrinas a respeito de vestimentas, palavras, diversão, pensamentos, trabalho, família, adoração, que infelizmente, foram esquecidas por muitos. 

7º Razão: convidamos você a se tornar presbiteriano, por causa do sistema de governo presbiteriano. A IPB possui um sistema de governo representativo, em uma federação de igrejas e concílios, eleito pelo povo da igreja e/ou designados por esses. Não há presidência absoluta, não existe uma pessoa “mandando na IPB”, ainda que haja pastores influentes no cenário nacional (louvamos a Deus pela vida deles), por fim, apenas os Concílios da IPB determinam por maioria, os rumos da IPB. Os Concílios da IPB são: Conselho – governa a igreja local. Presbitério – governa as Igrejas de certa região. Sínodos – governa presbitérios de certa região. Supremo Concílio – governa a Igreja Presbiteriana em todo território nacional. Esses Concílios apesar de serem conduzidos por uma Executiva (presidente, vice, secretários, tesoureiro) eles apenas moderam suas reuniões. O plenário com representantes de todas as igrejas, sendo presbíteros e pastores, em sua maioria, é soberano. As reuniões e assuntos tratados nos concílios maiores, são públicos podendo ser verificados por todos – nos sites e publicações oficiais da IPB.

8º Razão: convidamos você a se tornar presbiteriano, por causa da seriedade de nossa denominação. A IPB, apesar de ter pessoas falhas e pecadoras em suas fileiras e liderança, tem usufruído de um bom nome no Brasil. Nossa seriedade bíblica e equilíbrio, tem nos colocado em um patamar de igreja séria. Obviamente não somos os únicos. Mas escândalos, exploração financeira, não fazem parte de nossa história no Brasil.

9º Razão: convidamos você a se tornar presbiteriano, por causa de nossa identidade local. Apesar de sermos uma igreja confessional, há um espaço salutar em cada região manifestar sua vida em comunidade. A IPB possui Sociedades Internas, onde momentos de celebração e comunhão são compartilhados, no espirito piedoso e em suas manifestações locais, culturais, desde que não fira princípios bíblicos. Essa identidade também pode ser manifestada na forma de adoração. Há igrejas que cantam cânticos contemporâneos, juntamente com hinos clássicos. Algumas usam pianos, outras baterias, umas batem palmas, outras não, etc. 

10º Razão: convidamos você a se tornar presbiteriano, por causa de nossa pecaminosidade e imperfeições. A IPB tem erros, seus pastores e membros são pecadores, assim como você (e eu). Não há entre nós ‘ares’ de unção de um sobre outro. Somos tão necessitados da graça de Deus quanto você. Entre nós acontece tudo que aconteceu nas igrejas nos dias apostólicos (Ap 2,3). Há adultério, fornicação, roubos, brigas, picuinhas, e toda sorte de coisas ruins que você já viu em muitos lugares, e até nas igrejas do NT. Isso se dá, pois nós estamos na IPB, somos pessoas que maculam aquele lugar, e que ainda lutam pela vida santa. Por vezes esses pecados atinge pastores, presbíteros e diáconos também, há muitas vezes negligência na disciplina, ainda que em nossa doutrina e constituição isso deve ser tratado. Nossa IPB vai piorar quando você entrar nela, pois será mais um pecador dependente da graça de Deus. Mas pelo poder do Espírito Santo, você, eu, e todos nós na IPB, seremos melhores, mais parecidos com Cristo!

11º Razão: convidamos você a ser presbiteriano, por causa de nossa rejeição ao pentecostalismo, dispensacionalismo e neopentecostalismo. As falhas doutrinárias nesses movimentos tem elevado em número, gênero e grau. Com algumas ressalvas às igrejas pentecostais, em suas doutrinas cristãs, ainda assim, não podemos compartilhar deles em sua continuidade dos dons. Isso não significa que não cremos que Deus não faça milagres – cremos na providencia divina em tudo! Também não cremos que Deus não possa restaurar alguns dons quando e onde achar necessário – mas não temos observado a semelhança com o padrão bíblico nos atuais movimentos pentecostais. O dispensacionalismo, fracionando os períodos bíblicos da salvação, e colocando Israel hoje em um patamar de povo de Deus, não é um ensino bíblico. Por último, e pior, os abusos heréticos nos movimentos neo-pentecostais, reproduzindo tudo quanto é ‘macumbaria evangélica’, ungido objetos e em campanhas místicas de poder, e para piorar ainda mais, que visam o lucro. Isso não tem nada com presbiterianismo.

12º Razão: convidamos você a se tornar presbiteriano, por causa de nossa missão. A IPB investe a maior parte de sua arrecadação em missões e no bom preparo teológico de nossos pastores – os melhores seminários e instituição de ensino teológico, são presbiterianos (ex: o Seminário JMC e Andrew Jumper, o centro de preparo acadêmico de maior robustez teológica no Brasil). Há campos missionários em quase todo território nacional. Temos um programa de TV (Verdade e Vida) que busca levar uma Palavra centrada na glória de Deus, em muitos lugares. A IPB apoia outras frentes evangelísticas, e há trabalhos transculturais. O Evangelho precisa ser anunciado, Deus ordenou isso, e isso TEM QUE SER FEITO. Tudo isso para proclamar o Nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, para todo aquele que crer, seja salvo, e escape da ira de Deus (Jo 3.36).

O que está esperando? Procure uma IPB em sua cidade.


_________________________________________________________________________


Texto de: SENA, Luciano. Ministério Cristão Apologético. 05/11/2016. 



55 comentários:

  1. Olá, Luciano Sena! Tudo bem?

    Antes de tudo, gostaria de parabenizá-lo pelo seu texto, excelente!

    Sou um "batista" apenas de corpo, porque o coração é presbiteriano. E teólogo formado pelo Mackenzie, em janeiro. Tive a honra de estudar com um dos pastores da IPB, o qual admiro muito e se tornou meu mentor. Agradeço muito a Deus pela vida dele. Estou vendo minha ida para a IPB no ano que vem, só preciso decidir o local.

    Envio este comentário com o intuito de alertá-lo para duas pequenas correções em seu texto (erros bobos, mas, como admirador da leitura e da escrita, não poderia deixar passar em branco).

    São eles:

    1) Falta o acento circunflexo na palavra "negligencia", na 10ª Razão;
    2) Quando quiser frisar alguma coisa em qualquer texto, escreva normal, sem ser em caixa alta, utilizando o "negrito". Quando escrevemos algo em caixa alta, o internauta que estará lendo o texto poderá pensar que o autor está gritando com ele. Então, a fim de evitar estes pequenos "entraves", cabe ao bom senso, sempre que possível, o uso do negrito quando se desejar enfatizar algo.

    Era só isto.

    Que Deus continue abençoando grandemente a sua vida, meu irmão.

    Abraço,
    Thiago Pereira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago Pereira,

      também admiro muito os textos do Luciano, e tive a honra de conhecê-lo pessoalmente. Não sei se ele vai ler seu comentário, mas com certeza ele iria agradecer as observações. Grande abraço meu irmão, e seja bem vindo à IPB!

      Excluir
    2. Aee Presbiteriano e Mackenzista!!!

      Excluir
    3. Mais uma: Não nascemos de querelas doutrinárias

      Excluir
    4. Cremos que o Presbiterianismo está apto para representar uma doutrina bíblica mais pura do que as demais igrejas cristãs. COMO A IPB NAO QUER SER VISTA COMO SEITA SE TEM AGIDO COMO UMA? COMO DIZ QUE NAO SER EXCLUSIVISTA COM O TEXTO DESTE? Gostei do texto se fosse retirada essa parte soaria menos arrogante, por que os presbiterianos tem sido visto como um povo arrogante, contribua para que essa visão acabe e nos reconheçamos como um só povo, um só senhor seja a denominação que for tem pessoas fiéis a Deus e as sua palavra.

      Excluir
    5. Rodrigo Sanches você entendeu muito mal a parte de "Estar apto a representar uma doutrina pura".
      Foi nessa parte que você entendeu que ele disse que somos os únicos que seremos salvos?
      Hummm... recomendo você ler de uma maneira mais imparcial.
      A sua leitura e entendimento foi totalmente equivocado.
      Não somos seita! E esse seu comentário descabido simplesmente me deixa indignada!
      Recomendo-lhe mais estudo!

      Excluir
  2. Ola Luciano!sou presbiteriano e lamento muito a energia e dedicação de muitos de nós em investir tanto tempo em argumentos racionais com o objetivo de ter mais pessoas presbiterianas. Tudo isso que vc escreveu gera um efeito, na verdade, reverso, uma vez que existe um abismo entre pessoas que estudam teologia formalmente e as que não sabem. Recomendo, de todo meu coração, que você invista seu tempo se dedicando a falar de Jesus para aqueles que ainda não o conhecem, de pensar em estratégias sobre chegar até eles, de como comunicar o Evangelho para as novas gerações, entre outras ações que podem ser muito mais relevantes do que defender 12 pontos positivos de uma denominação na implícita soberba de que Deus tenha revelado uma parcela maior da sua preciosa Palavra para menos de 1 milhão de presbiterianos que temos no Brasil frente a 1/3 de cristãos dos 7 bilhões de habitantes do mundo. Um abraço irmão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Humaitá, graça e paz,

      Conheço o Luciano Sena, pois estudamos e convivemos juntos durante três anos. Se tem algo que ele faz é o que o senhor o "recomendou de todo o coração". Nos anos que convivemos juntos, se tem algo que eu o vi fazer e muito, foi evangelizar e discipular pessoas. Evangelizar e discipular era a sua missão e preocupação. Suas conversas sempre giravam em torno desses assuntos. O Luciano fazia isso como ninguém e de uma forma que eu nunca vi em alguém antes. O texto que ora ele escreveu, certamente o escreveu, preocupado com o comportamento que algumas igrejas, ditas Presbiterianas, tem tido ultimamente. Estão inserindo nos seus cultos ensinos e rituais contrários a Bíblia. Este artigo visa despertar e alertar a Igreja Presbiteriana e aos presbiterianos do Brasil a sua verdadeira identidade e compromisso com as Sagradas Escrituras.

      Um forte abraço meu irmão!!!

      Excluir
    2. Concordo com o Unknown, também convivi com o Luciano por um ano, e durante esse tempo pude observar nele um grande ardor pela evangelização, sempre motivando a turma para levar as boas novas aos que necessitavam. Outra observação que tenho a fazer é sobre a sua fome pelo conhecimento, sempre destacou nos estudos. Posso afirmar que nessa sua acusação você está equivocado. Grande abraço meu irmão!

      Excluir
    3. Unknown, obrigado pela informação e creio que o Luciano seja sim uma ótima pessoa. Contudo, o primeiro parágrafo revela a objetivo do texto em "Cremos que o Presbiterianismo está apto para representar uma doutrina bíblica mais pura do que as demais igrejas cristãs". Creio que, como presbiterianos, temos nos tornado conhecidos como arrogantes porque cremos saber mais que as demais denominações. Torço para que a IPB continue a crescer no longo prazo com as novas gerações. A mensagem do Evangelho é uma mensagem profunda, eterna e de submissão a Cristo. Em contrapartida, as novas gerações são superficiais, imediatistas e irreverentes. Creio eu que esse distanciamento que é criado não ajuda nada nesse processo.

      Excluir
  3. Paulo Humaitá, nunca vi nada tão soberbo e carregado de orgulho como o seu comentário. Apesar de você ter suas razões e admitir o mea culpa, me parece muito claro que é um comentário muito pessoal e teria muito mais eficácia se fosse encaminhado diretamente ao Luciano. A menos que o seu objetivo seja mesmo demonstrar sua superioridade e maior santidade em relação a ele (Luciano).
    Obs.: Não conheço nada da vida de nenhum de vocês dois. Somente que ambos são "presbiterianos", assim como eu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo soberba no texto, somente quem estudou a doutrina de sua igreja sabe o que diz.Senti falta da enfase que nós presbiterianos devemos dar ás famílias , (escola dominical).Parabéns pelo texto, apesar que ele dá por volta de um ano de estudos bíblicos. Cleusa Dias

      Excluir
    2. Rodrigo Sanches você entendeu muito mal a parte de "Estar apto a representar uma doutrina pura".
      Foi nessa parte que você entendeu que ele disse que somos os únicos que seremos salvos?
      Hummm... recomendo você ler de uma maneira mais imparcial.
      A sua leitura e entendimento foi totalmente equivocado.
      Não somos seita! E esse seu comentário descabido simplesmente me deixa indignada!
      Recomendo-lhe mais estudo!

      Excluir
  4. Há sempre, diversas reações, para apenas uma ação.....
    Sou pentecostal, não tenho envergadura teológica, talvez, para um debate (não sendo, também essa a intenção), porém, não há como não defender o ato brilhante, de apresentação, evangelismo, e elucidação, além de demonstração de amor por sua crença e denominação, apresentados pelo "irmão sim" Luciano Sena.......
    No que fui gerado e creio, deveria estar ofendido e criticando, assim como os comentários(istas) anteriores, mas achei honesto, puro, revista e o mais importante... inteligente em mostrar que sua denominação também tem defeitos, mas que rechaça e buscam acertar mantendo a mesma diretriz ao invés de se modelar ao mundo......
    Parabéns a IPB, e a seu membro, Luciano, lamentamos que seja sempre necessário os críticos murmuradores... mas... é bíblico...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chico Mendes, agradeço o reconhecimento e a compreensão. Aos demais, digo que o Luciano é um presbiteriano, então ele vai falar em nome de sua denominação, não de outras. E como um presbiteriano concordo com ele, pois "infelizmente" e ao mesmo tempo "felizmente" a IPB é uma das pouquíssimas denominações que procuram manter a são doutrina, a busca pelo conhecimento profundo das Sagradas Escrituras. Esse é um dos pontos abordados no texto. Lembrando que o texto não está dizendo que as demais denominações não sejam cristãs e não amam a Cristo, e sim que num grau de comparações a IPB sobressai. Bom, não preciso falar mais nada, concluo meu comentário concordando 100% com o texto. Abraços aos demais irmãos, presbiterianos ou de outras denominações.

      Excluir
  5. só pecou na ultima frase "Cremos que o Presbiterianismo está apto para representar uma doutrina bíblica mais pura do que as demais igrejas cristãs." querendo ou não isto é "buscar a própria honra", é pesar dentro da caixa como se "boa doutrina" consistisse apenas em "informações" de teologia sistemática.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, ele faz essa afirmação pelo fato da IPB manter como sua visão teológica a Teologia Reformada. Infelizmente as outras denominações têm dado espaço ao liberalismo teológico, pragmatismo ou ao neopentecostalismo. Sendo assim, concordo plenamente com o texto do Luciano!

      Grande abraço meu irmão!

      Excluir
  6. Não sei se choro ou se simplesmente faço um "miojo" e durmo... Na moral...

    Paz de Jesus.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Oremos irmãos...pra que o Senhor Jesus avive a sua igreja e nos faça reconhecer a grandeza e a Glória dEle! Que toda honra e toda glória sejam dadas única e exclusivamente ao Senhor!! Que o Senhor tenha misericórdia de todos nós! A única coisa que merecemos é o inferno. Uma quantidade surpreendente de pessoas estão perecendo dentro das igrejas, e a presbiteriana está inclusa! Busquem a Cristo! Vivam Cristo! Sigam a Cristo!

    "Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro, publicano. O fariseu, em pé, orava no íntimo: ‘Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho’. ‘Mas o publicano ficou à distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: ‘Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador’."

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo texto. Tenho orgulho em ser presbiteriano, de berço. Sou músico na igreja, desde meus 12 anos, hoje tenho 35, sou professor da ebd, leciono para os adolescentes. Nossa igreja aqui no bairro foi fundada na casa de Minha avó, no final dos anos 60, pelo meu avô já falecido, que era diácono da ipb da esperança (perus). É de nós deixar muito tristes em saber que não conseguimos uma condição de bolsa de estudos para pós graduação no mackenzie. Desculpem o desabafo.

    ResponderExcluir
  9. Das 12 razões para ser "presbiteriano" dou 01 razão para ser cristão: Jesus Cristo é o Senhor da minha vida!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com o senhor, Rev. Saulo. Mas, o que isso tem haver com o propósito do texto acima? Por acaso a IPB não é uma instituição Cristã?

      Excluir
    2. Cremos que o Presbiterianismo está apto para representar uma doutrina bíblica mais pura do que as demais igrejas cristãs. COMO A IPB NAO QUER SER VISTA COMO SEITA SE TEM AGIDO COMO UMA? COMO DIZ QUE NAO SER EXCLUSIVISTA COM O TEXTO DESTE? Gostei do texto se fosse retirada essa parte soaria menos arrogante, por que os presbiterianos tem sido visto como um povo arrogante, contribua para que essa visão acabe e nos reconheçamos como um só povo, um só senhor seja a denominação que for tem pessoas fiéis a Deus e as sua palavra.

      Excluir
    3. Rodrigo Sanches você entendeu muito mal a parte de "Estar apto a representar uma doutrina pura".
      Foi nessa parte que você entendeu que ele disse que somos os únicos que seremos salvos?
      Hummm... recomendo você ler de uma maneira mais imparcial.
      A sua leitura e entendimento foi totalmente equivocado.
      Não somos seita! E esse seu comentário descabido simplesmente me deixa indignada!
      Recomendo-lhe mais estudo!

      Excluir
  10. Essa questao do investimento em MISSOES, precisa-se saber qual o significadoe abrangencia da palavra missoes. Pois conheco ex-missionarios e missionarios da IPB que chegam a passar apertos economicos tremendos, os quais nao sao divulgado a ponto de quase nao terem com que se alimentar (quase passar fome, ter luz cortada) e pagar contas nos campos estrangeiros. Alguns voltam ou mudam de campo devido a extrema necessidade financeira que passam. Investiguem o que significa missoes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paracleto! Te entendo, também conheço alguns missionários que passam muito apertado no campo, assim como conheço outros que são bem assistidos. Ma no caso, no início do texto o Luciano já deixou claro que:

      "Em primeiro lugar, preciso dizer que as razões que apresento, são doutrinas e práticas oficiais que devem ser vistas nas igrejas locais da IPB. Pode ser que as que você conhece não possuam tal identidade nítida, mas deve ser lembrado que o padrão aqui apresentado é o que consta nas doutrinas, constituição e concílios da IPB"

      Grande abraço meu irmão! Graça e paz!

      Excluir
  11. Quero ser presbiteriano,como faço para me tornar membro???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. jonathan pokorski,

      você pode procurar uma igreja Presbiteriana do Brasil na cidade onde você mora, conversar com o pastor sobre seu desejo de fazer parte da denominação e pedir a ele um discipulado, para que você possa conhecer a visão teológica e doutrinária, e também a constituição da IPB. Grande abraço meu irmão! Graça e paz!

      Excluir
  12. Espetacular esse texto. Simples e objetivo. Deus seja louvado por usa-lo de maneira tao sabia!

    ResponderExcluir
  13. Sou cristão e frequento cultos de adoração junto a irmãos em um templo presbiteriano... Isso por quase 20 anos quando fui batizado em nome do Pai, Filho e Espírito Santo... Porém essas postagens " razão de ser presbiteriano" ou algo parecido não me representam...

    ResponderExcluir
  14. Sem dizer da irrelevância social ou espiritual que infelizmente temos na sociedade brasileira... Menos irmãos... Menos

    ResponderExcluir
  15. Sou presbiteriano, mas prefiro ser crente.

    O texto em resumo diz: Seja presbiteriano, porque somos os melhores e temos a melhor teologia...

    Me desculpa, mas foi um texto lamentável, sobretudo quando chegou no 11º ponto. Lembrou a campanha da Dilma contra a Marina, ou do Trump contra a Hillary, que para se sobressair atacava os outros.

    Lamentável...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, ser presbiteriano não é ser crente? O presbiterianismo não é cristão? Ou não crê em Cristo? Teologia é algo ruim? Por acaso quem faz teologia ou quem aprofunda nela deixa de ser cristão? Não entendi suas palavras, está me parecendo que você afirma contra sua própria posição, pois diz "ser presbiteriano, mas prefere ser crente", então há uma oposição entre as duas coisas!

      Excluir
    2. Existem presbiterianos que conhecem teologia mas não a vivem?

      Ser presbiteriano é condição suficiente para fazer parte do reino de Deus?

      Pois é... Ser presbiteriano é uma coisa, ser crente outra...

      (Exclui meu outro comentário pq eu tinha escrito demais e não quero me delongar nisso)

      Excluir
    3. É só questão de termos amigo! Alguém pode afirmar ser "crente" e não ser. Para ser um presbiteriano autêntico não basta apenas ter seu nome no rol de membro da IPB e conhecer teologia, mas sim reconhecer que é um pecador, necessitado da graça de Cristo (que é aquele que vive a teologia), como diz o texto acima na 10ª razão. Bom, pelo menos foi o que compreendi no implícito do texto. Grande abraço!

      (Obs. O Luciano deu um esclarecimento do propósito do texto em um comentário logo abaixo, aconselho ler)

      Excluir
  16. Não tem como eu pertencer á igreja presbiteriana, pois sou pentecostal, dispensacionalista, entre outros. No entanto, os considero todos irmãos em Cristo, pois fomos comprados pelo mesmo sangue e salvos pela graça mediante a fé!

    Do seu irmão assembleiano,
    Pas e graça a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo sua posição meu irmão! Concordamos com vocês, somos mesmo irmãos pelo sangue de Cristo, isso é indiscutível! Não discordamos de vocês nesse entender... Grande abraço!

      Excluir
  17. Sou Assembleiano e achei o texto deveras rebuscado, apesar de achar que falta muito disso na igreja brasileira, mas quem convence o homem do pecado é o Espírito Santo, alias a IPB como calvinista convicta deveria entender que convidar alguém a ser presbiteriano é algo sobretudo com uma resenha dessas é algo vago e sem sentido. O espírito vivifica, o conhecimento é salutar, mas é o espírito que faz a obra. E continuaremos a ver a igreja a crescer e a IPB a estudar, as vezes a pessoa até se converte na IPB mas logo se vai para a Assembléia de Deus e afins como é o caso de meu pai na fé que ao ter um encontro com CRSTO na Presbiteriana ainda adolescente logo sentiu que ali faltava algo, e ele procurou uma AD onde logo se tornou líder revestido do poder do Espírito santo se tornou de mocidade e levou muitas almas como eu para cristo, para a honra e a glória do Senhor. Hoje somos amantes da teologia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Wagner!

      Primeiramente gostaria de afirmar que sua afirmação de que da visão calvinista da IPB faz com que o convite se torne vago é extremamente equivocado; pois a própria doutrina calvinista ensina a importância da evangelização, e se você conhecesse as Institutas da Religião Cristã, de João Calvino, não diria isso. Agora sobre a transição de alguns membros da IPB para a AD em busca de "algo que não tem lá" também não concordo, eu por exemplo me converti na AD e me tornei Presbiteriano mais tarde, porque senti que faltava "algo ali". Conheço muitos outros que eram da AD que estão na IPB, exatamente pelo mesmo motivo. Agora sua afirmação me parece dizer que não há a ação do Espírito Santo na IPB. Digo que se essa ação for como no meio pentecostal, concordo que não há mesmo, mas se for como está escrito na Palavra de Deus, aí digo que há sim! Grande Abraço meu irmão!

      Excluir
  18. O texto é muito bom, mas não está de acordo com a 4º Razão. Se estivesse estaria convidando as pessoas para serem cristãs e não presbiterianas.
    O texto é muito rebuscado, só vai ser interessante para gente bem educada!
    "A Confissão de Fé de Westminster e seus catecismos." só um presbiteriano vai entender isso meu caro amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, assim como respondi a outras acusações semelhantes à sua logo acima, gostaria de lhe perguntar: ser presbiteriano não é ser cristão? Por acaso a IPB é uma instituição que não crê em Cristo?

      Grande abraço meu irmão!

      Excluir
    2. É triste perceber que as pessoas não compreendem que está intrínseco em ser presbiteriano e ser cristão. Chegou a hora de nós, não apenas expressarmos em verbo ou em papel, mas em ser.Sou presbiteriana(cristã)!

      Excluir
  19. Me preocupo com esse tipo de texto. Sou presbiteriana mas acho que esse tipo de texto só induz a vaidade de ser presbiteriano. O Reino de Cristo é muito maior que o presbiterianismo e nele há várias denominações que por certo seus membros tem suas razões de estar ali. É A multiforme graça!

    ResponderExcluir
  20. A intenção foi boa, mas os comentários deixam claro que muitos se sentiram atacados. Não se faz um convite atacando outros movimentos. Quem lê este artigo e ver os comentários, percebe uma divisão que em nada glorifica o nome de Jesus. Estas diferenças devem ser tratadas internamente a fim de instruir a sua membresia dos pontos defendidos por cada instituição cristã. Mas deixando livre o pensamento para os membros concordarem ou não.
    Ao Senhor da igreja(não só os membros da Presbiteriana) toda honra e glória e que nos ajude a preservar a unidade que o Espírito realizou. Dê-nos sabedoria.



    ResponderExcluir
  21. Saudações em Cristo, prezados irmãos. Agradeço, muito, a postagem do texto aqui, ao Leonan, em especial... as críticas, sugestões, e até as repulsas. É assim mesmo. Desde que não discordemos dos vínculos da Cruz.

    Só explicar aos irmãos presbiterianos que discordaram de tal proposta: todos os crentes de outras denominações, após apresentar a autoridade de Cristo Jesus, encaminham eles às suas próprias denominações com >fervor e convicção<. Só isso... se eu não tivesse essa certeza, procuraria outra comunidade para servir. Nunca vi um crente de uma igreja de outra comunidade cristã evangelizar e dizer - vai para IPB... se ele fizer isso, que vá primeiro. Minha denominação é melhor teologicamente do que todas as outras, essa convicção não é orgulho carnal... essa convicção encontro nos batistas, nos pentecostais, pois, por isso, eles são o que são.

    Além disso, esse não foi um trabalho 'evangelistico', mas como deixei claro - "Em segundo lugar, esse convite é a você que tem interesse em congregar em alguma igreja cristã e por hora está ainda indeciso."

    Uma postagem com teor evangelístico pode ser visto em outras postagem, e indico um, contando com a permissão do adm. desse blog:

    http://mcapologetico.blogspot.com.br/2016/10/conteudo-reformado-para-folheto.html

    Abraço a todos
    Deus fortaleça esse blog na divulgação da fé reformada, pois a proposta do meu é mais heresiologia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço o esclarecimento Luciano! Que o Senhor continue abençoando seu ministério. Grande abraço!

      Excluir
  22. Fui presbiteriano por 40 anos 3 mandatos ccosectivo como presbítero e sai da denominação simplesmente por criticar muito quem está crescendo. Hoje sou da Ass. De Deus onde congrego não há infantilidades espirituais e se ensina a sã doutrina. Detalhe: todos os cultos há conversões. Coisa rara, em muitos lugares. Não devemos nos levantar contra ninguem que luta contra o inferno. Graça e paz

    ResponderExcluir
  23. Fui da Assembleia de Deus por 44 anos, e hoje estou na Presbiteriana. Única coisa que posso dizer que a Presbiteriana, resguardado as devidas proporções, tem muito brilho na mente e pouca piedade. Já Assembleia de Deus, da mesma forma que a Presbiteriana, tem muita teologia e pouca piedade. Ò divisor de águas que entendo na Assembleia de Deus, é que essa denominação prega a salvação pelas obras, e sua pneumatologia também não é segundo as Escrituras. Mas a Assembleia de Deus procura buscar sim mais a Deus. Mas reconheço que a Assembleia de Deus também está chafundada na mornidão espiritual

    ResponderExcluir
  24. Texto muito didático, claro, conciso e esclarecedor. Parabéns Luciano.
    Essa é a doutrina da IPB, e não apresentá-la é esconder sua crença para ser "politicamente correto". O que falta a algumas pessoas, inclusive pastores, como percebi nos comentários anteriores, é coragem para dizer o correto é não se esconder atrás de um manto do "certinho", "não quero magoar", "deixa ele viver com seu pecado, o importante é eu não passar a impressão que minha doutrina não aprova isto ou aquilo". Balela. Cristo apontou os erros de escribas, fariseus, sacerdotes, etc. De boas intenções o inferno está cheio. Parabéns mais uma vez Luciano pelo belo texto.

    ResponderExcluir
  25. Convidamos você a se tornar presbiteriano por causa do nosso ego enorme...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cremos que o Presbiterianismo está apto para representar uma doutrina bíblica mais pura do que as demais igrejas cristãs. COMO A IPB NAO QUER SER VISTA COMO SEITA SE TEM AGIDO COMO UMA? COMO DIZ QUE NAO SER EXCLUSIVISTA COM O TEXTO DESTE? Gostei do texto se fosse retirada essa parte soaria menos arrogante, por que os presbiterianos tem sido visto como um povo arrogante, contribua para que essa visão acabe e nos reconheçamos como um só povo, um só senhor seja a denominação que for tem pessoas fiéis a Deus e as sua palavra.

      Excluir
    2. Rodrigo Sanches você entendeu muito mal a parte de "Estar apto a representar uma doutrina pura".
      Foi nessa parte que você entendeu que ele disse que somos os únicos que seremos salvos?
      Hummm... recomendo você ler de uma maneira mais imparcial.
      A sua leitura e entendimento foi totalmente equivocado.
      Não somos seita! E esse seu comentário descabido simplesmente me deixa indignada!
      Recomendo-lhe mais estudo!

      Excluir