Páginas

segunda-feira, 24 de abril de 2017

SÉRIE: TEOLOGIA BÍBLICA BASEADO EM GEERHARDUS VOS - "NATUREZA E MÉTODO DA TEOLOGIA BÍBLICA"



De acordo com a sua etimologia, teologia é a ciência concernente a Deus.[1] Frequentemente, alguns definem teologia como ciência da religião. Mas essa definição se encontra equivocada se o conceito de religião for entendido subjetivamente como a soma total dos fenômenos ou experiências religiosas no homem. Por que esse conceito se encontra equivocado partindo dessa perspectiva? Pelo fato desse dele já estar incluído na definição da ciência da antropologia que lida com a vida psíquica do homem, ou seja, terá haver com o homem e não com Deus. Além disso, se “religião for entendida, objetivamente, como a religião que é normal e de obrigação para o homem porque é prescrita por Deus, então outra questão deve ser levantada: por que Deus exige precisamente essa religião e não outra? Portanto, em última instância, ao lidar com religião nos encontraremos lidando com Deus”.[2]

A definição de teologia como ciência concernente a Deus implica na necessidade de basear-se em revelação. Diferentemente dos objetos impessoais, quando lidamos com um ser pessoal e espiritual (que é Deus) se torna impossível o manipularmos, darmos o primeiro passo, tornarmos ele um objeto passivo de pesquisa. Parte dele a iniciativa de se revelar a nós. Conforme ele se expõe podemos conhece-lo, mesmo assim, é impossível conhece-lo na sua totalidade. De acordo com Vos, “Ele é um ser infinitamente exaltado acima de nossa maior concepção”.[3] Ainda é importante abordar que antes de qualquer conhecimento exterior com relação a ele viesse a ser possível, ele teve que chamar a existência uma criatura, pois antes disso, originalmente, somente ele existia, “ele era conhecido somente de si mesmo”.[4]

Outro motivo da necessidade de revelação é o estado anormal do pecado em que o homem se encontra, esse estado o impossibilita do conhecimento da pessoa de Deus. Em razão a isso, toda iniciativa de tentar corrigir essa anormalidade parte soberanamente de Deus, não do homem, pois isso é impossível visto que tal se encontra morto, escravizado, totalmente mergulhado, submergido em densas águas e profundezas do pecado.

Podemos concluir então que teologia é a ciência concernente a Deus, e para que o homem o conhecesse foi necessário ele se revelar, tendo em vista que ele é um ser pessoal e espiritual, ainda agrava a anormalidade que o pecado causou na vida do homem o impossibilitando de ter reação e compreensão em relação ao conhecimento de Deus. Por isso foi necessário a revelação que parte soberanamente dele para que o conhecêssemos. A natureza e o método da teologia bíblica está baseada nessa revelação. 


Fonte bibliográfica:

[1] VOS, Geerhadus. Teologia Bíblica: Antigo e Novo Testamento. Tradução de Alberto Almeida de Paula. Cultura Cristã: São Paulo, 2010. p. 13.
[2] Ibid. p. 13. 
[3] Ibid. p.14. 
[4] Ibid. p.14.


_________________________________________________________________________


FÉRES, Leonan. Texto escrito no dia 24 de abril de 2017, em Goiânia, GO.



Nenhum comentário:

Postar um comentário